domingo, 11 de dezembro de 2011

Vestibular, Universidade, sonhos...

Cartaz Vestibular UFSC 2012. Agecom.
Vendo toda a movimentação em torno do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, as reportagens, a ansiedade de condidatos que a televisão nos apresenta, bem como aqui em casa, onde minha irmã esté entre o universo de mais de 30 mil candidatos, me faz recordar os mesmos momentos que passei em 2008, 2007, 2001 e 2000.
Quando menos esperava a tão sonhada vaga em uma Universidade pública surgiu em 2008. Por mais concentrados que estejamos para o momento de encarar as tais questões da prova, é inevitável a ansiedade, o nervosismo, o desejo de que tudo dê certo, mesmo que pareça ter dado tudo errado....o vestibular é assim mesmo.Não é a forma mais deocrática e tampouco a melhor para viabilizar o ingresso a uma universidade, contudo, é esse um dos caminhos mais utilizados, bem como o ENEM, para buscar o ingresso na Universidade.
Me chamou a atenção neste vestibular da UFSC duas coisas: O número de candidatos inscritos, que em 2010 eram 33.667 concorrentes e este ano reduziu a 30.389; E a abstenção, que já atinge números superiores ao ano passado, ou seja, com uma abstenção maior, diminui consideravelmente o "funil" entre os concorrentes e, certemante, notas de corte mais baixas em relação a vestibularesda UFSC anteriores.
Algumas dezenas de questões que não condizem com a realidade aplicada dentro dos cursos da UFSC definem quem entra ou sai da lista de aprovados, infelizmentes não são os mais aplicados que são aprovados, mas sim aqueles que não tiveram problemas de qualquer ordem nos dias anteriores às provas, ou seja, não é a competência que seleciona o aprovado e o reprovado. A perspicácia do candidato ajuda também, já que em uma prova de somatória, onde opções erradas anulam a questão inteira, pode ser um bom artifício ser cauteloso e não marcar aquilo que deixe dúvidas e ir focando no fato de somar pontos nas questões. O vestibular da UFSC usa uma lógica draconiana em que o que é levado em conta não é a capacidade do aluno em optar pelas opções corretas, mas enaltecer todas as questões erradas. A prova do vestibular como é forjada pela Coperve não é producente para adicionar conhecimento maior a quem se candidata, pois como uma bula de remédio, temos uma fórmula única, que distorce e de longe representa aquilo que é aplicado nos cursos.
A UFSC é uma das melhores universidades do país, possui bons cursos e muitos deles possuem uma estrutura docente que qualifica ainda mais, por outro lado, há problemas estruturais em outros cursos, como ausência de professores, de espaço físico e de materiais para o desenvolvimento das disciplinas aplicadas pelos cursos. Além do mais, a partir de maio de 2012 a UFSC passará por uma virada administrativa, já que é a primeira vez que uma candidatura de oposição venceu as eleições para Reitor (que corresponde a um Prefeito) e que gerenciará um Orçamento de mais de 1,1 bilhão de reais (o mesmo orçamento da cidade de Blumenau, por exemplo) e todos os desacertos de gestões desde sua fundação, em 1960.
Candidatos em Florianópolis
Em meio a isso tudo, os sonhos das dezenas de milhares que prestam anualmente o concurso vestibular da UFSC, sejam quaisquer pensamentos que sejam, mas seja pelo ambiente universitário, sejam por novas experiências pessoais, seja simplesmente para estudar e vislumbrar uma carreira profissional qualificada e reconhecida pela chancela "UFSC". E o povo sonha, e estão certos em fazê-lo, precisam fiar-se nisso, mesmo com o nervosismo normal nos dias das provas, buscar manter a serenidade é um dos caminhos para que o sonho vá além dos 3 dias de provas e alonguem-se por 4 ou 5 anos de curso, quiçá mais 2 anos de um mestrado e outros anos de um doutorado.
Que venha 2012 com mais 5 mil sonhadores buscando a realização de algo maior. A realidade os espera.

Um comentário:

  1. Me impressionei, também, com o menor número de inscritos (nesse ano) e maior número de abstenção.
    A UFSC com certeza tem seus "poréns", mas, ainda penso que a UFSC é uma ótima universidade, porém, tem seus problemas que precisam ser consertados urgentemente. Espero que a nova reitora consiga consertar alguns erros básicos e equilibrar algumas situações.

    E boa sorte aos que estão tentando...

    ResponderExcluir