domingo, 17 de julho de 2011

Seleção Brasileira. Brasileira? Seleção? Seleção de quem e para quem?

Brasil eliminado pelo Paraguai da Copa América 2011.

É evidente que, quando ocorre eliminações das Seleções Brasileiras em esportes em que nos destacamos, as críticas negativas surgem ao normal. Contudo, não é de hoje que a Seleção Brasileira Masculina Principal de Futebol tem dado mostras de incompetência e mediocridade técnica.
É não é de agora. A Seleção que conquistou o penta, na Copa do Mundo de 2002 passou pelas mãos de Émerson Leão e Wanderley Luxemburgo antes de ser pega em cacos pelo Luís Felipe Scolari que, usando um jargão, tirou leite de pedra  e aproveitou a incompetência das outras seleções e levantou a taça mundial, com um Ronaldo em estado de redenção. Contudo, aquela seleção era 80% questionada, era desacreditada, face a mediocridade técnica de vários deles.
A Copa de 2006 tínhamos um elenco bom, mas que, por conta de interesses outros que não o futebol, fomos eliminados pela França. Aquela seleção tinha uma constelação de jogadores que pensavam mais em seus contratos de publicidade, no pagode dentro do aviao e ônibus e na concentração, que propriamente no futebol, fato que a torcida mais se interessa.
E o que falar da Seleção da Copa de 2010.. Inventaram um técnico, afinal, o Dunga até ali nem sequer tinha tido experiênias em clubes fora das 4 linhas, e, tal como a invenção, os resultados foram desastrosos na Copa do Mundo. Uma comissão técnica extremamente egocêntrica e antipática, reflexo da empáfia dos dirigentes que comandam a CBF, simplesmente transformou o selecionado nacional em um arremedo daquilo que sempre foi característico em nosso futebol: A alegria, a criatividade, o toque de bola eficiente com jogadas empolgantes, a habilidade enfim...
Tivemos uma seleção burocrática, apática em que o símbolo em campo foi o truculento Felipe Melo e o resultado foi a eliminação bisonha diante da Holanda.
Vamos seleções com um futebol em franca evolução, como a Espanha e Uruguai, em que temos, além de um futebol razoável e eficiente, vemos vontade desses atletas, o que no Brasil, deixamos de ver faz tampo, até nos títulos vemos uma certa displicência, jogadores que parecem não ter o menos interesse no título que ganham pela Seleção Brasileira, alguém aí lembra de grandes festas quando conquistamos os títulos da Copa América de 1997 para cá??
A Seleção Brasileira atual é um amontoado de jogadores que simplesmente não rendem em campo, até aqueles em que a torcida tanto queria em campo e não funcionam,o Paulo Henrique Ganso é o símbolo disso. O técnico Mano Menezes, com tão bons resultados como técnico de Grêmio e Corínthians, tem demonstrado não ter personalidade em treinar a Seleção Brasileira, ou seria uma conivente aceitação de influências exteriores (CBF) no trabalho dele? 
O fato é que a Seleção (teoricamente significa escolha dos melhores) não tem levado os melhores em campo, mas os melhores no marketing, os melhores nos contratos milionários, os melhores para outros interesses. Brasileira? O que vemos é jogadores cada vez menos comprometidos com o ato de representar o seu pais de berço em competições, é muita Europa na cabeça e pouco afinco em focalizar no Brasil, nos brasileiros que querem ver seu país em competições. Seleção de quem?? Bom, é cada vez mais claro que a seleção não é dos brasileiros, não é Brasileira. Seleção para quem?? Patrocinadores, uma rede de comunicação (GLOBO), cartolas que nada entendem e futebol, mas entendem de enriquecer a qualquer custo.
A Seleção Brasileira de futebol vive hoje do espectro de outros momentos gloriosos, do vulto de seleções, como as de 1958,1962, 1970, 1982, estamos em uma crise de competência, ética, de criatividade...estamos vivendo de vultos, de algo que não volta mais, mas que deveriam servir de bom exemplo, o exemplo sobre ter caráter, sobre jogar alegre, sobre encantar um mundo, sobre alegrar uma nação.
Sim, uma vitória da Seleção Brasileira não resolve os nossos problemas sociais, políticos, éticos e estruturais, mas, certamente, bons resultados no esporte são incentivos em nosso dia a dia, o esporte pode ser uma ferramenta positiva e exemplar para outras áreas de nossa vida. Contudo, pelo que vejo, todas as nossas mazelas estão cada vez mais escancaradas dentro de nossa "paixão nacional".
E a Copa do Mundo será aqui no Brasil em 2014. Lembrando uma velha canção futebolística dos anos 1970, "..é camisa 10 da Seleção, laiá, laiá, laiá. Peguem a camisa dele, quem é que vai no lugar dele..".
 

3 comentários:

  1. Muito bom o texto cara, parabéns! Concordo com praticamente tudo. O velho argumento de que o Brasil é o país do futebol, ao meu ver, não procede. Apesar de a Seleção ter 5 títulos mundiais e revelar alguns dos melhores jogadores, o futebol é muito mais que isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. E quem um dia conheceu o futebol brasileiro, sente falta!
    Falou e disse... Parabéns meu amor. Excelente texto!
    Beijos, te amo.

    ResponderExcluir
  3. De fato Alan, nossa "seleção" deixou de representar-nos com dignidade, ganhar e perder faz parte do jogo, porém perdem dessa maneira é vergonhoso, aliás é com tristeza que identifico muitas das mazelas a que você se referiu no meu clube favorito (Palmeiras), o qual não ganha praticamente nada há dez anos, e vive de instabilidades políticas, jogadores que só querem holofotes e dirigentes desonestos. Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir