terça-feira, 19 de julho de 2011

19 de Julho: Dia Nacional do Futebol. Temos o quê comemorar?

 
"Brasil está vazio na tarde de domingo né? Olha o sambão aqui é o país do futebol". Essa excelente canção interpretada pelo saudoso Wilson Simonal nos anos 1970 demonstra muito a intensidade da paixão do brasileiro pelo futebol. Essa paixão ainda permanece nos dias de hoje.
Contudo, é claro e nítido que essa paixão mesmo está nas peladas de finais de semana nos campos, quadras, reunir amigos, incentivar as crianças na prática esportiva, bem como colher e manter excelentes amizades, e claro, alguns tapas, afinal, campo, rememora a campos de batalha e, como em todo o campo de batalha, há distensões. O fato é que o futebol no Brasil popularizou-se de forma meteórica tem sido, por muitas oportunidades, o escape para os problemas diários. No futebol as pessoas extravazam, seja, jogando, ou vendo pela TV, ou ouvindo no radinho à pilhas, noventa minutos em que a mente relaxa das preocupações diárias, mesmo não praticando o esporte, só o fato de acompanhar ativa veias, artérias, neurônios e hormônios, o corpo se move, mesmo parado.
O Dia 19 de julho ficou cnvencionado como DIA NACIONAL DO FUTEBOL em virtude da fundação do clube de futebol mais antigo em atividade, o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, estado gaúcho, no ano de 1900. Esse clube nasceu para o futebol, já que clubes com fundações anteriores, como o Flamengo e Vitória, nasceram para prática de outros esportes, no caso desses citados, o remo e o cricket, respectivamente. Já o Rio Grande nasceu em virtude do futebol e, em sua história possui um título do Campeonato Gaúcho e atualmente disputa divisões inferiores daquele estado. Por curiosidade, a Associação Atlética Ponte Preta, nasceu um mês depois, em 19 de agosto.
A Seleção Brasileira de Futebol jogou sua primeira partida no ano de 1914, onde o Brasil, jogando de branco, venceu por 2x0 o clube inglês Exceter City. Desde então a nossa Seleção possui uma das mais respeitadas histórias vitoriosas do futebol mundial.
Dia Nacional do Futebol. Pena que não temos muito a comemorar em termos de futebol profissional. Clubes endividados e mal administrados, atletas que mal chegam nos clubes na adolescência e são cooptados por empresários que praticamente comandam esses clubes. E temos a Copa do Mundo em 2014. Estádios que o custo alcança as raias do absurdo e da brincadeira com a inteligência dos torcedores, isso sem contar no ad eternum presidente da CBF, sr. Ricardo Teixeira, que vem sendo alvo de denúncias de corrupção e tráfico de influência nos assuntos que envolvem o futebol e que em recente entrevista a Revista Piauí, de forma categórica, afirmou que ele pode fazer o que quiser, nada ocorrerá com ele e a Copa do Mundo sairá do modo que ele quiser. Pois é, o futebol tornou-se uma paixão prostituída por cafetões travestidos de dirigentes e presidentes de clubes e de federações. 
Os jogadores, esses também são prostituídos conscientemente pelos empresários e empresas de marketing esportivo, viraram intermediários de negóciatas nem sempre transparentes. Isso sem contar nos tais contratos de transmissão de TV, que simplesmente ignoram o torcedor, justo ele, que deveria ser a pessoa mais respeitada e bem tratada, os horários dos jogos mais respeitam o horário da novela ou do Faustão que a tradição do futebol em si e da viabilidade do torcedor em ir ao estádio.
Temos o Estatuto do Torcedor. E quem a respeita mesmo?? A CBF não respeita, os clubes a ignoram. A TV?? Essa mesmo é a mais hipócrita, pois produz diversas matérias sobre o assunto, mas ela mesmo desrespeita o torcedor, com seus jogos às 22h.
E eu sou apaixonado pelo futebol, cresci vendo e ouvindo os jogos com meu pai, torço para um clube, vibrei, torci, sorri e chorei por conta desse esporte, pratico o jogo com os colegas nos finais de semana, as partidas nos campos e quadras ainda me alegram muito, ainda e alimenta essa paixão, mas o "grande futebol", o profissional, do qual temos o DIA NACIONAL DO FUTEBOL, esse temos de lamentar... "Brasil está vazio na tarde de domingo né.."...Tenho esperança.

2 comentários:

  1. Excelente!
    O Brasil é o país do Comérc... ops digo, do Futebol!
    É tão gostoso vibrar e gritar assistindo jogos emocionantes... Ahh copa de 94! Ah os craques que jogavam pela camisa...
    Hoje é tudo tão hipócrita, inclusive, o próprio futebol brasileiro. Uma pena... lamentável demais.

    Boa reflexão, a ser levada à sério!

    Te amo meu inteligente amor!

    ResponderExcluir
  2. Allan e ai meu velho, nem sabia que vc tambem tem blog.
    Meu exelente texto, não conheço a historia do Sport Club Rio Grande, mas fiquei curioso (vou pesquisar)
    Agora qto ao futebol, ele é um celeiro de craques, mas infelizmente um antro de corruptos, chupins, sangue sugas e seus derivados, onde o que menos importa é o talento, o que manda é o dinheiro, mas de alguma maneira sinto que isso esta mudando, temos presidentes fazendo grandes trabalhos, pelo menos aqui em sampa, o Andres Sanches (Corinthians)pelo menos aparenta pensar para o clube, o presidente do Santos (não lembro seu nome de momento) tb vem fazendo um grande trabalho, conseguio segurar umas da poucas joias raras que temos aqui (NEIMAR), espero que os outros se espelhem pelo menos nas partes boas e consiguam fazer o Brasil estar em 1º no futebol.
    abraços meu querido, gostei do blog

    ResponderExcluir