Um dos visionários da soul music no Brasil, praticamente pioneiro no estilo black de interpretar a música, Sebastião Rodrigues Maia, ou simplesmente, TIM MAIA, tem sua discografia revisitidada pela Editora Abril, através da Coleção Tim Maia.
A história de Tim Maia dispensa maiores comentários. Filho mais novo de uma família de 16 irmãos, o jovem Sebastião já sabia o que queria: A música.
De coroinha de igreja na Tijuca e Rei da Sou Music no Brasil, Tim Maia trilhou seu caminho com as próprias pernas, se aventurou por 5 anos nos Estados Unidos, onde se ocupou em vários subempregos, além de se apresentar em uma banda montada por lá, além de efetuar pequenos furtos.Num desses furtos Tim foi preso, passou 8 meses detido e, em abril de 1964 retorna ao Brasil. Mas aí o jovem Tim veio com uma carga de experiências enorme: Aprimorou o inglés e bebeu da fonte, vendo e ouvindo de perto feras da música negra estadunidense, como Little Richard, B.E.King e o então jovem Steve Wonder.
Tim lançou dois compctos simples que não alçaram o sucesso..Mas veio o ano de 1970 e o disco Tim Maia 1970. A música brasileira não seria mais a mesma: Ganharia mais suingue e malícia, além de uma voz inesquecível. Naquele ano de 1970 até o lançamento do segundo disco, foram vendidas 250 mil cópias, números incríveis para a época.
Mas tudo era muito intenso na vida de Tim: Discos intensos, público intenso, vida atribulada e cheia de confusões sempre às voltas com drogas e álcool, apenas com um breve período entre 1975/76 onde entrou de cabeça na seita Universo em Desencanto, que pregava a Cultura Racional. Shows em que não comparecia, dívidas imensas..enfim..Mesmo com tudo isso Tim Maia mostrou ao longo da carreira iniciada em 1956 com a banda Os Tijucanos do Ritimo, até seu último show, em março de 1998 um talento e perfeccionsmo únicos. Os discos gravados pela Philips, os lendários discos do período da seita Racional e todos os outros pelo selo próprio Vitória Régia (nome da banda que o acompanhou ao longo de sua carreira).
Soul, funk clássico, MPB, baião, bossa nova, canções em inglês, tudo isso fez parte da discografia de Tim Maia com ampla qualidade e interpretação e desde fins de janeiro esses discos poderão ser adquiridos nas bancas de jornal ou diretamente pelo sítio da Editora Abril. São discos magistrais de um cantor com uma voz inigualável e perfeição melódica. Ao todo a editora venderá 14 álbuns em formato livreto e um, o 15º da coleção, será distribuído de forma especial apenas para quem registrar códigos dos discos adquiridos nas bancas ou comprando-os diretamente via sítio especial da coleção (clique aqui) .
Em meio a bandas e cantores de gosto extremamente duvidoso, que nos enche os ouvidos de besteiras e repetições sem o menor sentido, vaí aí uma bela pedida de música com conteúdo, qualidade e personalidade.
Ouçam no volume máximo!

Essa voz é eterna... "Me dê motivos, para ir embora..."
ResponderExcluir:)